segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Definição de bancas de concurso docente

As redes de coautoria (grafos de colaborações) podem ser explorados para auxiliar na tarefa inicial da
definição de bancas de avaliação para concursos acadêmicos.

Uma vez tendo a lista de CVs Lattes de candidatos concorrentes e a lista de CVs Lattes dos possíveis membros da banca de avaliação, pode ser examinada a rede de coautoria (sem pesos) para detetar as ligações acadêmicas entre candidatos concorrentes e possíveis membros da banca.



Podem ser escolhidos como membros da banca um subgrupo dentre os que não mantiveram nenhum vínculo de colaboração com algum candidato concorrente, i.e., dentre os vértices que não tenham nenhuma aresta ligada a algum candidato concorrente. Na figura anterior o Avaliador 2 não seria uma boa opção para a composição da banca. Especial atenção deve ser dada para a relação entre membros avaliadores que ja tenham colaborado (vértices na cor laranja). O ideal seria ter membros avaliadores sem nenhuma interação prévia entre eles?

Uma análise ainda mais refinada, para a identificação de relações acadêmicas de segunda ordem entre
candidatos concorrentes e possíveis membros de banca, refere-se à inclusão de uma abordagem de deteção de unicamente um nível de colaborador-de-colaborador (similar ao tratado na ontologia Friend-Of-A-Friend para correlacionar pessoas).

Resumo:
O scriptLattes pode ser utilizado como ferramenta para, de forma prelimininar, selecionar membros de banca que não colaboraram com os candidatos a uma vaga em um concurso docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário